Iniciativa "Making Smart Cities"      


Estratégias de Gestão de Riscos de Desastres - Marco de Sendai  

TEMA DE TRABALHO




Estratégias e Planos de Adaptação às Mudanças Climáticas



A Investment 4 Impact, holding fundada como parte do processo de amadurecimento dos negócios e da operação AI Systems Research (AISR), criou a Iniciativa Making Smart Cities com o objetivo tornar as cidades mais humanas, inclusivas, abertas, inteligentes, sustentáveis e resilientes por meio do suporte gratuito ao desenvolvimento e à implementação de estratégias e planejamentos integrados que contemplam os contextos "Redução dos Riscos Urbanos e de Desastres", "Desenvolvimento Socioeconômico" e "Meio Ambiente e Sustentabilidade", apoiados por metodologias, tecnologias e softwares, que incorporam diferentes acordos internacionais realizados pela ONU e seu conceito de Coerência.

Obter o entendimento da dinâmica das interações existentes dentro e fora da cidade, e do contexto onde está inserida é de fundamental importância para a elaboração de estratégias coerentes de construção de resiliência, de redução de riscos de desastres e de adaptação às mudanças climáticas.

O dinamismo existente nas interações e no contexto faz com que a análise de situações passadas e a análise de comportamentos e padrões atuais não sejam suficientes para uma efetiva administração dos riscos existentes e para a melhoria da resiliência, sendo necessária também a análise de tendências futuras.

A necessidade de olhar para o futuro também contribui para incentivar a administração pública a refletir sobre a situação em que a cidade deve estar no futuro, em um determinado horizonte temporal, e o que deve ser feito para a cidade atingir a situação vislumbrada. Ou seja, incentiva a criação de uma cultura de planejamento, vital para qualquer cidade que tenha o objetivo de melhorar sua resiliência.

Do ponto de vista analítico, a iniciativa incentiva a realização de três tipos de análises:

• descritiva: objetiva descrever eventos e comportamentos passados e atuais por meio da análise de dados existentes, ou seja, auxilia na obtenção de respostas para questões como: Como e porque aconteceu? Quantos, qual frequência, onde? Qual é o problema exatamente?

• preditiva: objetiva prever eventos e comportamentos futuros com base na análise de eventos e comportamentos passados e atuais, ou seja, auxilia na obtenção de respostas para questões como: O que possivelmente acontecerá e porque? Quais ações são necessárias? E se estas tendências continuarem?

• prescritiva: objetiva prescrever / recomendar ações que devem ser realizadas para alcançar resultados pretendidos, ou seja, auxilia na obtenção de respostas para questões como: Como devemos agir? Como podemos obter o melhor resultado?







JUNTOS PODEMOS IR MAIS LONGE





Iniciativa Making Smart Cities
E-mail: msc@makingsmartcities.org

 

Twitter: @MSmartCities
Instagram: @makingsmartcities
Facebook: makingsmartcities

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.