Iniciativa "Making Smart Cities"      


Resiliência e Redução de Riscos de Desastres no Setor Privado - UNDRR ARISE  

TEMA DE TRABALHO




Resiliência e Redução de Riscos de Desastres no Setor Privado - UNDRR ARISE


Está cada vez mais evidenciada a necessidade do empenho de todos, em todas as esferas, para um efetivo desenvolvimento sustentável no mundo. Dessa forma, tem sido essencial a participação do setor privado, juntamente com a administração pública, nas questões relativas à melhoria da resiliência das cidades.

Essa importância pode ser vista nas trinta e cinco menções relacionadas ao setor privado no Marco de Sendai como tendo um papel crítico no processo para atingir as metas estabelecidas pelo marco. Da mesma forma, Margareta Wahlström, Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Redução de Riscos de Desastres e responsável pela UNDRR, no período de 2008 a 2015 durante o qual foi estabelecido o Marco de Sendai, destacou que "o setor privado [de negócios] é o promotor perfeito para o pensamento resiliente por causa de seu relacionamento direto com clientes, fornecedores e todos os demais envolvidos".

Para aumentar o dinamismo da atuação da iniciativa privada na redução de risco de desastres, o ARISE (Private Sector Alliance for Disaster Resilient Societies) é o grupo de empresas privadas ligado à UNDRR caracterizado pela parceria entre empresas que trabalham para a redução de risco de desastres e pela implementação do Marco de Sendai para a Redução de Riscos de Desastres 2015-2030.

O grupo possui a missão de criar sociedades resilientes através do engajamento do setor privado juntamente com o setor público e demais partes interessadas para atingir as metas estabelecidas pelo Marco de Sendai de forma transparente e inclusiva. Além disso, o grupo tem o compromisso de aumentar a conscientização a respeito de riscos relacionados a desastres, influenciar políticas, ações e decisões em todas as esferas a fim de construir sociedades resilientes, estimular o intercâmbio de conhecimento existente no setor privado com relação à análise de cenários, gestão de riscos (incluindo identificação, avaliação, mitigação e prevenção), catalisar a inovação e a colaboração através de parcerias entre o setor privado e o setor público, e tangibilizar projetos e iniciativas juntamente com o setor público e demais partes interessadas para atingir a metas do Marco de Sendai.

Entre as principais maneiras da iniciativa privada influenciar a resiliência de uma cidade estão a melhoria da resiliência da própria organização e a atuação conjunta com a administração pública e com a sociedade nas iniciativas de melhoria da resiliência da cidade.

A Iniciativa Making Smart Cities e o UNDRR ARISE

A AISR é convidada a atuar na Parceria com o Setor Privado da UNDRR em 2015 e participa da constituição do ARISE (Private Sector Alliance for Disaster Resilient Societies). Em função do impacto positivo gerado pela iniciativa Making Smart Cities, a Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Redução de Riscos de Desastres e responsável pela UNDRR na época, Margareta Wahlström, e os demais membros do Conselho Global do ARISE convidaram a AISR para fazer parte do Conselho Consultivo do ARISE e para atuar como Ponto Focal para a América do Sul, América Central e Caribe.

Em 2017, durante a reunião geral anual do ARISE realizada em Manila. A AISR foi eleita para um mandato de 3 anos como membro do Conselho Global do ARISE, sendo reeleita em 2020.

Em 2021, a AISR assumiu o cargo de Vice-Chair do Conselho Global do ARISE e iniciou no ARISE o desenvolvimento de um projeto com o objetivo de incorporar as perspectivas de resiliência e redução de riscos de desastres nas decisões de investimento no mercado financeiro, mais especificadamente no mercado de títulos de dívida (bonds) e empréstimos de grande valor, chamado "Integrating Resilience And Disaster Risk Reduction Into The Sustainable Debt Capital Markets".




UNDRR ARISE







JUNTOS PODEMOS IR MAIS LONGE





Iniciativa Making Smart Cities
E-mail: msc@makingsmartcities.org

 

Twitter: @MSmartCities
Instagram: @makingsmartcities
Facebook: makingsmartcities

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.