Iniciativa "Making Smart Cities"      


   

TEMA DE TRABALHO




Living Lab relacionado a ESG+R e Coerência da ONU


O ESG+R & UN COHERENCE LIVING LAB é um projeto inovador que a iniciativa AISR Making Smart Cities está desenvolvendo no Brasil.

O projeto visa ir além para tornar as cidades mais inteligentes e resilientes, apoiando o desenvolvimento e a implementação de estratégias e planejamento integrados, e consolidar as questões relacionadas ao ESG+R e ao conceito de Coerência da ONU em uma abordagem de toda a sociedade.

Usando a mesma orientação de construção de resiliência que aplicamos em Campinas e com a qual ganhamos o Prêmio Sasakawa como base para integrar os 5 acordos da ONU - Marco de Sendai para Redução de Riscos de Desastres 2015-2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Acordo de Paris (COP 21), Habitat III e Agenda para a Humanidade - e os demais temas e iniciativas aqui abordados - ESG+R, Princípios das Nações Unidas para o Investimento Responsável (PRI), Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR 2030), Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) e outros - para resultar em um Plano Local de Sustentabilidade e Resiliência e em um Relatório de Impacto trimestral.

Mas por que um Living Lab?

Como não temos uma melhor prática consolidada para um escopo como este, concebemos um projeto exploratório e um Living Lab que permite a experimentação de diferentes abordagens e tecnologias e a comparação entre elas em um ambiente controlado, mas com uma operação real.

Outro elemento estruturante para o projeto foi a escolha do local onde o projeto seria implantado. A seleção foi feita de forma extremamente criteriosa, pois receber um projeto complexo como este exige características muito específicas e uma visão de longo prazo.

Escolhemos o Clube de Campo de São Paulo (CCSP), uma organização privada com 85 anos de dedicação ao desenvolvimento sustentável e à inclusão social, localizado às margens da represa Guarapiranga, um dos principais mananciais da cidade de São Paulo. Conta também com uma gestão focada na melhoria contínua e disposta a estar na vanguarda do tratamento das questões ESG+R.

Seguindo em frente, aqui estão os principais tópicos abordados no projeto:
          - Avaliação e Análise de Contexto
          - Estratégia de Integração e Implementação
          - Análise de KPIs e Benchmarks
          - Comunicação Interna e Externa
          - Desenvolvimento e Execução do Planejamento
          - Interação Social, Mobilização e Engajamento
          - Estratégia de Propagação

O projeto também envolverá:

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - DIGITALIZAÇÃO E GESTÃO DE DADOS

Suporta integração e análise de dados para identificar e compreender padrões, eventos, comportamentos, situações, ações, cenários e/ou contextos através de tecnologias avançadas de Analytics e Inteligência Artificial de forma simples e intuitiva. E suporte a integração com Blockchain/NFT para rastreamento de dados e uso de contratos inteligentes. Isso permitirá um gerenciamento de dados eficiente, melhor interação com os dados existentes, um processo de decisão mais eficaz e transparente, maior auditabilidade, o desenvolvimento de melhores planos e o alinhamento entre dados e processos de negócios.

E INTERAÇÃO SOCIAL

Conceituação, desenvolvimento e implementação de atividades para crianças, famílias e adultos de forma a proporcionar não só momentos de lazer, mas também desenvolvimento humano, social e cívico.

E também possibilita a realização de experiências imersivas e personalizadas conectando o ambiente físico e o ambiente virtual por meio de dispositivos móveis e/ou IoT.





JUNTOS PODEMOS IR MAIS LONGE





Iniciativa Making Smart Cities
E-mail: msc@makingsmartcities.org

 

Twitter: @MSmartCities
Instagram: @makingsmartcities
Facebook: makingsmartcities

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.