Iniciativa "Making Smart Cities"      



 

FATOS RELEVANTES




 
ESTRATÉGIAS
 
RISCOS URBANOS
 
ARISE
22/05/2017
A Prefeitura de Campinas juntamente com a iniciativa "Making Smart Cities" disponibilizam o Plano Local de Resiliência de Campinas 2017-2020 para a Plataforma Global 2017 para Redução de Risco de Desastes.
 
Prefácio Campinas

Desenvolver políticas públicas de modo a tornar Campinas uma cidade preparada para enfrentar e superar adversidades foi o objetivo primordial dessa obra.

O Plano de Resiliência de Campinas 2017 - 2020 reúne em suas páginas os melhores esforços do poder público municipal em proporcionar à população condições de vida dignas.

Foi uma longa jornada. A participação do governo municipal e da sociedade civil rendeu frutos que esse trabalho tem agora a honra de mostrar não apenas à cidade, mas a todos no mundo interessados em conhecer melhor nossa experiência.

Campinas teve a honra de ser apontada, pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR), como "Cidade Modelo" em prevenção e resiliência. Isso ocorreu em maio de 2013. Esse reconhecimento tornou-se um motivador extra para que o município continuasse a aperfeiçoar suas práticas e seu planejamento, de modo a manter esse nível de excelência na atividade.

Os marcos regulatórios firmados pela ONU, refiro-me à Cúpula Mundial Humanitária, ao Marco para a Redução de Riscos de Desastres 2015-2030, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao Acordo de Paris e à Habitat III serviram igualmente como fundamentação para o desenvolvimento de iniciativas de resiliência em nossa cidade.

Esse plano traz consigo não o fim de um trabalho, de uma missão. Ele na verdade firma um conjunto de estratégias para dar continuidade e desenvolver mais e melhores iniciativas, tanto por parte do governo quanto por parte da sociedade civil.

O propósito maior dessa obra é orientar e qualificar ainda mais as práticas de redução de desastres, rumo a uma cidade mais humana e segura para seus cidadãos. Representa, portanto, um passo a mais em uma caminhada rumo a novos tempos.

O plano reúne reflexões e práticas que evidenciam um trabalho de equipe. Reunimos segmentos os mais variados na administração municipal em nome do relevante propósito da melhoria das condições de resiliência de Campinas. Sob esse aspecto, cabe ressaltar que a colaboração da população foi essencial para fazer esses esforços resultarem em sucesso.

Espero que essa obra, na metáfora do poeta brasileiro Castro Alves, "germine" em novas consciências a importância dessas ações paragarantir conforto aos idosos, esperanças aos jovens e condições de sustentabilidade ao mundo em que vivemos.
 

 
 
 
 



Iniciativa Making Smart Cities
E-mail: msc@makingsmartcities.org

 

Twitter: @MSmartCities
Instagram: @makingsmartcities
Facebook: makingsmartcities

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.