Iniciativa "Making Smart Cities"      


Colaboração de Stakeholders em Resiliência e Redução de Riscos de Desastres - UNDRR Stakeholder Engagement Mechanism  

TEMA DE TRABALHO




Colaboração entre Stakeholders - UNDRR Stakeholder Engagement Mechanism (SEM)


O Marco de Sendai elabora assim o papel das partes interessadas (stakeholders) no acompanhamento e implementação do Marco em seu Preâmbulo, com mais detalhes estabelecidos na Seção V 5 :

"Tem de haver uma abordagem preventiva mais ampla e mais centrada nas pessoas para o risco de desastres. As práticas de redução de risco de desastres precisam ser multi-riscos e multissetoriais, inclusivas e acessíveis para serem eficientes e eficazes. Embora reconheçam seu papel de liderança, regulamentação e coordenação, os governos devem se envolver com as partes interessadas relevantes, incluindo mulheres, crianças e jovens, pessoas com deficiência, pessoas pobres, migrantes, povos indígenas, voluntários, a comunidade de profissionais e idosos na concepção e implementação de políticas, planos e padrões. É necessário que os setores público e privado e organizações da sociedade civil, bem como a academia e instituições científicas e de pesquisa, trabalhem mais de perto e criem oportunidades de colaboração, e que as empresas integrem a gestão de riscos de desastres em suas práticas gestão." (Preâmbulo de Sendai, Parágrafo 7)

O Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR), sob a liderança do Representante Especial do Secretário-Geral para Redução do Risco de Desastres, foi mandatado pela Assembleia Geral da ONU para apoiar a implementação do Marco de Sendai para Redução de Riscos de Desastres, incluindo "reforçar uma cultura de prevenção entre as partes interessadas relevantes por meio do apoio ao desenvolvimento de padrões por especialistas e organizações técnicas, iniciativas de proteção e disseminação de informações, políticas e práticas, bem como fornecendo educação e treinamento sobre redução de risco de desastres por meio de organizações afiliadas" (Sendai Parágrafo 48c).

A UNDRR foi reconhecida como líder na promoção e habilitação de uma abordagem inclusiva para a redução de riscos de desastres. A Plataforma Global para Redução de Riscos de Desastres (GP) bienal, criada pela Assembleia Geral da ONU em 2006, foi uma das primeiras conferências globais lideradas pela ONU reunindo governos e partes interessadas de todas as esferas da vida. A quinta sessão da Plataforma Global, organizada pelo Governo do México em maio de 2017, reuniu mais de 5.000 participantes de governos e grupos de partes interessadas para discutir o progresso na implementação de Sendai e delinear os próximos passos para garantir que os países possam alcançar o Marco de Sendai.

Refletindo a mudança de paradigma dos ODS e do Marco de Sendai, a UNDRR está buscando sistematizar e fortalecer suas parcerias com as partes interessadas por meio de um novo mecanismo, o Mecanismo de Engajamento das Partes Interessadas da UNDRR (UNDRR SEM). O UNDRR SEM cria um caminho aberto e estruturado para o envolvimento próximo das partes interessadas com o UNDRR e na implementação do Marco de Sendai, com atenção sistemática às necessidades das populações mais marginalizadas e vulneráveis para que ninguém seja deixado para trás. As principais funções são permitir um movimento inclusivo e amplo para o Marco de Sendai, influenciar o desenho e a implementação de políticas, fortalecer os mecanismos liderados pelos cidadãos e de responsabilidade social e promover a coordenação e harmonização entre os diferentes grupos de partes interessadas, inclusive para sua interação com as Nações Unidas, Membros Estados, Parlamentares e outras organizações governamentais.

Alinhado com a Estratégia de Parceria e Partes Interessadas da UNDRR, o UNDRR SEM oferece espaço de representação para todas as partes interessadas "não estatais", conforme estabelecido nos Parágrafos 36 e 48 do Marco de Sendai. Entidades do sistema das Nações Unidas, Parlamentares, Organizações Intergovernamentais (IGOs), instituições financeiras e bancos internacionais e regionais (IFIs) e Parlamentares organizados por meio de outros mecanismos e acordos.

Esta é uma oportunidade única para reunir várias partes interessadas e fornecer as orientações necessárias para implementar a mudança da proteção para a prevenção, implementar a abordagem de toda a sociedade e alcançar retornos inclusivos e sustentáveis de longo prazo.

A Iniciativa Making Smart Cities e o UNDRR SEM

Em 2019, a Investment 4 Impact / AISR foi indicada como representante do ARISE no Advisory Group do UNDRR Stakeholder Engagement Mechanism (SEM) e no qual foi eleita co-chair do SEM - com a missão de participar da estruturação do mecanismo, oferecendo aos stakeholders não-estado uma oportunidade de se envolver no acompanhamento e implementação do Marco de Sendai e de alavancar a voz e a ação destes stakeholders em apoio à integração sistemática de redução de riscos de desastres, prevenção e resiliência na Agenda 2030 mais ampla. Em 2021, a Investment 4 Impact / AISR foi reeleita para mais um mandato como co-chair do UNDRR SEM e em 2022, a Investment 4 Impact / AISR passa ao Eméritus Committe do UNDRR SEM.

UNDRR Stakeholder Engagement Mechanism






JUNTOS PODEMOS IR MAIS LONGE





Iniciativa Making Smart Cities
E-mail: msc@makingsmartcities.org

 

Twitter: @MSmartCities
Instagram: @makingsmartcities
Facebook: makingsmartcities

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.